04/10/2008

Dia Mundial da Arquitectura


A Ordem dos Arquitectos (OA) vai celebrar o Dia Mundial da Arquitectura com uma mensagem e programa dirigidos às crianças, convidando-as a descobrir uma área hoje considerada fundamental para o seu desenvolvimento.



Este ano, por indicação da União Internacional de Arquitectos, a Ordem dos Arquitectos em Portugal celebra o Dia Mundial da Arquitectura subordinado ao tema "Child Be the Architect of a Better Future - À Descoberta da Arquitectura". Por isso, a programação envolve os serviços educativos da entidade em parceria com outras entidades culturais.

Com o objectivo de descobrir a arquitectura, o património e a cidade, a OA terá iniciativas em colaboração com o Museu do Oriente, o Oceanário, o Museu da Presidência da República, o Museu da Electricidade e o Museu Colecção Berardo, entre outras.
Na opinião do presidente da OA, actualmente "a arquitectura tende a ser mais inclusiva e universal, pensada para todos, desde as crianças, os idosos, os deficientes, permitindo um habitar pleno".
Em particular no caso dos mais jovens, a direcção da OA, "seguindo a filosofia de se abrir à sociedade civil, pretende colaborar cada vez mais com as escolas".

Na programação solene do Dia Mundial da Arquitectura, João Belo Rodeia indicou que os momentos altos serão, na segunda-feira, no edifício-sede da OA, a atribuição de títulos honorários aos arquitectos Carlos Duarte e Vittorio Gregotti, ao professor José-Augusto França, à Editorial Gustavo Gili e à Fundação Calouste Gulbenkian, "pelo contributo na divulgação, produção de conhecimento arquitectónico, e na difusão cultural da arquitectura".
Informação "Lusa" in site "RTP"
Programa das Comemorações no site da "
Ordem dos Arquitectos"

Sem comentários: