

O laboratório, que será dirigido pelo investigador galego José Rivas, tem um investimento inicial de 30 milhões de euros e compreende uma área de 14 mil metros de área laboratorial, num edifício de cerca de 20 mil metros quadrados. O edifício deve estar concluído em 2010/2011, embora o funcionamento da primeira fase possa ocorrer já em meados de 2009.
Perante estes números, o presidente do Governo espanhol, sublinhou a importância do projecto. Zapatero garantiu que o governo espanhol se empenhará no sucesso do INL, frisando que o organismo terá 200 investigadores de todo o mundo, de modo a garantir «o máximo nível de excelência». Assim, considera que se «os dois países ibéricos não estiveram na vanguarda das diferentes revoluções tecnológicas nos últimos quatro séculos, estão na do século 21».

o projecto é de autoria de M+W Zander, tendo as obras sido iniciadas em Agosto de 2008 e no Orçamento de Estado do Governo português para 2009 está prevista uma verba de de 37 milhões de euros destinados ao financiamento da sua construção, correspondendo a metade do investimento que será realizado este ano, já que igual montante deve ser investido pelo governo espanhol, parceiro no projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário