27/10/2007

Beijing 2008 - Olympics Games


Pequim prepara-se para receber os próximos Jogos Olímpico de Verão que se realizarão de 08 a 24 de Agosto de 2008.

ARQUITEK

O 8 é o número da sorte para os chineses. Significa “enriquecimento”.
Como para o presidente da Câmara Municipal de Beijing “uma boa cerimónia de abertura significa mais de metade do êxito de uns Jogos Olímpicos” a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008, realizar-se-á às 8 da tarde, do dia 8, do mês 8, do ano 8 do corrente milénio.
É evidente que com todas estas coincidências dificilmente alguma coisa poderá falhar, até porque os chineses esperam qualquer coisa como 8 milhões de visitantes.




A China quer dar uma boa imagem ao mundo e as operações de charme e divulgação já se iniciaram pelos cinco continentes, garantindo os chineses que Pequim vai ser uma cidade limpa, sem poluição, e até com locais onde os estrangeiros possam professar a sua fé, e garantias para os 20 mil jornalistas esperados possam exercer livremente o seu trabalho.


2 biliões de dólares é o custo estimado para a organização destes Jogos, que têm dado trabalho a cerca de 600 mil trabalhadores por ano, e as obras têm sido mais que muitas, com especial relevo para o imponente Olympic National Stadium projectado por Jaques Herzog, Pierre de Meurem e o China Architecture Design. O vanguardista Watercube, projectado pelo atellier PTW, destinado às modalidades aquáticas, é outra das obras mais emblemáticas do moderníssimo parque de jogos que a China está a edificar.


Beijing 2008 - Olympic National Stadium
A Obra mais emblemática que os chineses nos mostrarão na já próxima edição dos Jogos Olimpícos a realizar em Pequim, será o National Stadium que irá acolher as cerimónias e principais eventos.

ARQUITEK

É uma excelente obra de arquitectura, engenharia e design. O imponente Olympic National Stadium foi projectado por Jaques Herzog, Pierre de Meurem e o China Architecture Design.
Com uma "embalagem" constituída por uma inteligente e complexa estrutura de gigantes vigas em aço, será certamente uma obra de referência e com uma beleza muito invulgar.



Dispõe de altas tecnologias, com cobertura amovível, tem 92 000 lugares sentados, é destinado nos JO ás finais de Futebol e Atletismo, tendo no futuro uma utilização muito mais abrangente e diversificada.



Beijing 2008 - Projectos para o National Stadium
Vários foram os Projectos candidatos a receber o nome de Olympic National Stadium, destinado a receber os Próximos Jogos Olímpicos de Verão a realizar em Pequim de 08 a 24 de Agosto de 2008.
Os conceitos foram muitos e diversificados, tendo vencido a solução que, pessoalmente, considero mais sóbria, inovadora e com personalidade histórica.

Sem comentários: