Com 18 meses de atraso, sobre o inicialmente previsto, foi ontem (15 Outubro) entregue à companhia Singapore Airlines o primeiro Airbus A380, construído pela Airbus S.A.S e que só o maior avião de passageiros da história da aviação civil. O A380 consumiu mais de dez anos e cerca de 12 bilhões de euros para ser desenvolvido, e já tem 15 companhias a aéreas em espera com 43 encomendas a um preço unitário que ronda os 250 milhões de euros.
Tem 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros --mas, com mudanças em seu interior, pode receber 853 passageiros, numa configuração de classe económica única.
A Singapore Airlines, entretanto, optou por uma distribuição ainda mais espaçosa, com apenas 471 cadeiras.
O Airbus A380 é um verdadeiro hotel de 5 estrelas nas nuvens. Os interiores têm um design moderno, muito espaçoso, melhorando muito a experiência dos viajantes de longa distância. O Airbus A380 é equipado com áreas de entretenimento e negócios, "state of the art", e tem mais de 50% mais espaço do que qualquer concorrente. Dispõe de dois andares para ampliar o número de cadeiras, mas todas têm muito conforto. Para completar, o A380 tem luzes de ambiente LED que ajudam o viajante a relaxar simulando dia ou noite. As viagens de avião nunca mais serão as mesmas!
O recorde de passageiros, até agora, era do Boeing 747-400, que pode acomodar até 416 passageiros. No final de 2005, o Boeing lançou uma versão ampliada do modelo, o 747-8, com 450 lugares, que, entretanto, não irá alcançar as proporções do gigante Airbus. Em números concretos, o A380 vai transportar cerca de 35% passageiros mais que o B747. A Airbus afirma que seu 'gigante do ar' será o "avião mais rentável do mundo", com um custo de exploração por passageiro inferior em 15 a 20% que o B747.
Cerca de 40% da estrutura e dos elementos deste modelo são fabricados com compostos de fibras de carbono e novos materiais metálicos. A parte superior da fuselagem é composta de um novo material, o Glare, uma mistura de alumínio e fibras de vidro impregnadas em resina, 10% mais leve que o alumínio tradicional mas muito mais resistente.
Caso seja usado para o transporte de mercadorias, o avião poderá carregar nos seus três pisos até 150 toneladas, com um raio de ação de 10.400 quilômetros. Entretanto, esse modelo de carga do A380 ainda não está sendo produzido.
O A380 pode ser equipado com motores do tipo Trent 900 da empresa britânica Rolls-Royce, ou do tipo GP 7200 da Engine Alliance, da General Eletric e Pratt and Whitney.
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