Inaugurado no dia 13 de Abril de 2007, o novo museu da Vida de Cristo abriu as portas ao público, procurando conquistar os turistas e peregrinos com retratos de época e composições que relatam alguns episódios mais relevantes da vida do Messias.
O nascimento numa gruta em Belém, as Bodas de Caná, a expulsão dos vendilhões do templo, a Última Ceia, o julgamento e a Paixão de Cristo ou a Ressurreição e Ascensão são alguns dos cenários reproduzidos e apresentados aos visitantes.
Algumas cenas incluem cascatas, outras reproduzem o deserto, rios e mar numa dimensão que, nalguns casos, atinge os 160 metros quadrados em cada cenário.
As figuras de tamanho real que retratam as circunstâncias da época das personagens originais, foram criadas por Gems, um atelier londrino, que também produz peças para o museu Madame Tussaud, em Londres.
Ao longo da visita sucedem-se os ambientes, sons e odores, alternam-se o tempo e o espaço permitindo ao visitante viver os acontecimentos retratados numa harmonia ímpar e com um realismo surpreendente.
O edifício, desenhado pelo arquitecto Carlos Gonçalves, com uma arquitectura moderna, cores claras, tem revestimento de vidro cobre e granito, grande luminosidade e amplos espaços de circulação. Possui 4.000 metros quadrados, dois pisos para o tema Vida de Cristo, dois pisos, como complemento na área comercial - Porticus Galerias, e em apoio, dois pisos com 100 lugares de estacionamento e foi concebido para garantir «um elevado nível de poupança energética».
Trata-se de uma visita a não perder, nesta cidade da Virgem, em que "a Fé, a Beleza e a Arte se integram.
Sem comentários:
Enviar um comentário