25/06/2008

Edifícios giratórios e dinâmicos



O arquitecto italiano David Fischer, criou um projecto de torres de cerca de 80 andares que giram em torno de uma coluna central no edifício.
O arquitecto, que nunca tinha projectado um arranha-céus antes, afimou "Em primeiro lugar vai ser o primeiro prédio dinâmico, que muda de forma. É um prédio que nunca vai ter o mesmo visual."

O edifício prevê um apartamento por andar, e os pavimentos devem girar a partir de comandos de voz para um computador. A garagem fica literalmente em frente à porta: elevadores devem levar os carros do térreo até os últimos andares.
Moscovo já tem planos para um desses edifícios e o Dubai segue o exemplo.

Os movimentos do resto do prédio vão ser coreografados por uma equipe de arquitectos, obedecendo a padrões que podem ser modificados.
Os andares também vão ter turbinas de vento, para gerar a eletricidade necessária para os movimentos e até deixar garantir a independência energética do edifício.
Além disso, esses andares serão pré-fabricados na Itália e apenas montados no prédio - segundo o arquitecto, uma economia de mão-de-obra.
"Não é só para prédios de luxo, esse método vai ser usado em qualquer prédio no futuro, permitindo casas melhores e mais acessíveis", disse Fischer.




Os prédios projectados pelo arquitecto italiano podem atingir 400 metros de altura, ou seja, mais altos do que, por exemplo, o Empire State Building, em Nova York.

Site oficial dos projectos www.dynamicarchitecture.net



Embora a notícia tenha sido apresentada com alguma espectulariedade em New York, e a tecnologia seja nova, já existe um edificio giratório no Brasil. É em Curitiba, chama-se Suíte Vollard, com 11 apartamentos, localizado no bairro Ecoville e é um dos mais luxuosos da capital paranaense.



Foi inaugurado em Dez. 2004, e os apartamentos ocupam todo o andar de forma circular, com 287 metros quadrados de área e a movimentação de 360 graus é independente para cada andar. Os apartamentos giram tanto para esquerda como para a direita e a movimentação pode ser activada por comando de voz.

05/06/2008

Cidades e Estádios do EURO 2008



O "clima" já se faz sentir, e este mês de Junho vai ser o mês do futebol, porque se realiza o Euro 2008 na Suiça e Austria, e que conta com a participação das melhores selecções de 16 países do velho continente, num torneio que se inicia a 7 de Junho (Sábado) e termina a 29 de Junho com a grande final a decidir o vencedor.
Muitos chamam ao futebol o "ópio do povo", mas a verdade é que este fenómeno arrasta multidões, desperta as maiores paixões, e é um dos melhores negócios dos n/ tempos.


Para o efeito foram construídos, ou remodelados, 8 estádios em outras tantas cidades.
Os Estádios são: Ernst-Happel-Stadion | Worthersee Stadion | Stadion Salzburg Wals-Siezenheim | St. Jakob-Park | Stade de Suisse Wankdorf | Stade de Genève | Letzigrund Stadion | Stadion Tivoli NEU.