27/10/2007

Beijing 2008 - Olympics Games


Pequim prepara-se para receber os próximos Jogos Olímpico de Verão que se realizarão de 08 a 24 de Agosto de 2008.

ARQUITEK

O 8 é o número da sorte para os chineses. Significa “enriquecimento”.
Como para o presidente da Câmara Municipal de Beijing “uma boa cerimónia de abertura significa mais de metade do êxito de uns Jogos Olímpicos” a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008, realizar-se-á às 8 da tarde, do dia 8, do mês 8, do ano 8 do corrente milénio.
É evidente que com todas estas coincidências dificilmente alguma coisa poderá falhar, até porque os chineses esperam qualquer coisa como 8 milhões de visitantes.




A China quer dar uma boa imagem ao mundo e as operações de charme e divulgação já se iniciaram pelos cinco continentes, garantindo os chineses que Pequim vai ser uma cidade limpa, sem poluição, e até com locais onde os estrangeiros possam professar a sua fé, e garantias para os 20 mil jornalistas esperados possam exercer livremente o seu trabalho.


2 biliões de dólares é o custo estimado para a organização destes Jogos, que têm dado trabalho a cerca de 600 mil trabalhadores por ano, e as obras têm sido mais que muitas, com especial relevo para o imponente Olympic National Stadium projectado por Jaques Herzog, Pierre de Meurem e o China Architecture Design. O vanguardista Watercube, projectado pelo atellier PTW, destinado às modalidades aquáticas, é outra das obras mais emblemáticas do moderníssimo parque de jogos que a China está a edificar.


Beijing 2008 - Olympic National Stadium
A Obra mais emblemática que os chineses nos mostrarão na já próxima edição dos Jogos Olimpícos a realizar em Pequim, será o National Stadium que irá acolher as cerimónias e principais eventos.

ARQUITEK

É uma excelente obra de arquitectura, engenharia e design. O imponente Olympic National Stadium foi projectado por Jaques Herzog, Pierre de Meurem e o China Architecture Design.
Com uma "embalagem" constituída por uma inteligente e complexa estrutura de gigantes vigas em aço, será certamente uma obra de referência e com uma beleza muito invulgar.



Dispõe de altas tecnologias, com cobertura amovível, tem 92 000 lugares sentados, é destinado nos JO ás finais de Futebol e Atletismo, tendo no futuro uma utilização muito mais abrangente e diversificada.



Beijing 2008 - Projectos para o National Stadium
Vários foram os Projectos candidatos a receber o nome de Olympic National Stadium, destinado a receber os Próximos Jogos Olímpicos de Verão a realizar em Pequim de 08 a 24 de Agosto de 2008.
Os conceitos foram muitos e diversificados, tendo vencido a solução que, pessoalmente, considero mais sóbria, inovadora e com personalidade histórica.

17/10/2007

Hotel de luxo "abraça" torre Vasco da Gama



Estava previsto que começasse a funcionar a tempo do Euro 2004, mas as habituais demoras nos processos de licenciamento e a complexidade da obra acabaram por adiar o início da construção do hotel do grupo Sana na Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa. Agora que as licenças estão todas emitidas, a obra pôde finalmente arrancar a frente da torre já foi demolida e estão neste momento em curso as fundações. O objectivo é que o hotel esteja pronto em 2009, altura em que os lisboetas e turistas poderão de novo aceder ao cimo da torre, vedada ao público desde 2004.

O arquitecto responsável pelo projecto, Nuno Leónidas, explicou que o desafio era conceber um hotel que mantivesse a "identidade da torre", sem impedir o acesso ao topo do edifício mais alto do país e um dos ex-libris da Expo'98. A preocupação foi também de preservar as vistas para o Mar da Palha, pelo que optou por um edifício que garanta visibilidade a quem sobe à torre.

Para assegurar essa transparência, o arquitecto desenhou um edifício que se desenvolve em duas partes - que se assemelham às velas de um barco - com um enorme átrio translúcido ao centro, que se desenvolve a toda a altura dos 21 pisos do hotel. Os quatro elevadores da unidade hoteleira ficarão situados junto dos três elevadores de acesso ao topo da torre - todos em vidro - permitindo que quem os utiliza veja o interior do hotel e o rio.

Características
Integração, transparência e inovação foram os três conceitos que orientaram o projecto. Nuno Leónidas explica que o hotel vai obedecer a princípios bioclimáticos inovadores e tirar partido do sistema de co-geração existente no recinto do Parque das Nações, que permite a produção simultânea de electricidade, frio e calor. A praça em frente à torre também será requalificada de modo a transformar-se na "grande praça de chegada", onde os automóveis apenas terão acesso pontual para deixar os hóspedes à porta ou aceder à garagem.

Nuno Leónidas não tem dúvidas de que o novo hotel - que vai estrear a gama " Sana Royal" em Portugal - será "o melhor cinco estrelas de Portugal", não só pela "qualidade da sua arquitectura e integração com o design", como pelos "detalhes de espectacularidade" com que promete surpreender os clientes. in "jornal de notícias"

16/10/2007

Airbus A380 - O Maior Avião Civil



Com 18 meses de atraso, sobre o inicialmente previsto, foi ontem (15 Outubro) entregue à companhia Singapore Airlines o primeiro Airbus A380, construído pela Airbus S.A.S e que só o maior avião de passageiros da história da aviação civil.
O A380 consumiu mais de dez anos e cerca de 12 bilhões de euros para ser desenvolvido, e já tem 15 companhias a aéreas em espera com 43 encomendas a um preço unitário que ronda os 250 milhões de euros.

Tem 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros --mas, com mudanças em seu interior, pode receber 853 passageiros, numa configuração de classe económica única.
A Singapore Airlines, entretanto, optou por uma distribuição ainda mais espaçosa, com apenas 471 cadeiras.



O Airbus A380 é um verdadeiro hotel de 5 estrelas nas nuvens. Os interiores têm um design moderno, muito espaçoso, melhorando muito a experiência dos viajantes de longa distância. O Airbus A380 é equipado com áreas de entretenimento e negócios, "state of the art", e tem mais de 50% mais espaço do que qualquer concorrente. Dispõe de dois andares para ampliar o número de cadeiras, mas todas têm muito conforto. Para completar, o A380 tem luzes de ambiente LED que ajudam o viajante a relaxar simulando dia ou noite. As viagens de avião nunca mais serão as mesmas!



O recorde de passageiros, até agora, era do Boeing 747-400, que pode acomodar até 416 passageiros. No final de 2005, o Boeing lançou uma versão ampliada do modelo, o 747-8, com 450 lugares, que, entretanto, não irá alcançar as proporções do gigante Airbus.
Em números concretos, o A380 vai transportar cerca de 35% passageiros mais que o B747.
A Airbus afirma que seu 'gigante do ar' será o "avião mais rentável do mundo", com um custo de exploração por passageiro inferior em 15 a 20% que o B747.

Cerca de 40% da estrutura e dos elementos deste modelo são fabricados com compostos de fibras de carbono e novos materiais metálicos. A parte superior da fuselagem é composta de um novo material, o Glare, uma mistura de alumínio e fibras de vidro impregnadas em resina, 10% mais leve que o alumínio tradicional mas muito mais resistente.


Caso seja usado para o transporte de mercadorias, o avião poderá carregar nos seus três pisos até 150 toneladas, com um raio de ação de 10.400 quilômetros. Entretanto, esse modelo de carga do A380 ainda não está sendo produzido.

O A380 pode ser equipado com motores do tipo Trent 900 da empresa britânica Rolls-Royce, ou do tipo GP 7200 da Engine Alliance, da General Eletric e Pratt and Whitney.

13/10/2007

Igreja da Santíssima Trindade em Fátima

A Igreja da Santíssima Trindade é um projecto do arquitecto grego Alexandros Tombazis (cristão ortodoxo) e tem lugares sentados para quase 9 mil pessoas no corpo principal (a actual basílica tem 600 lugares sentados). A Igreja dispõe ainda de Capelas da Reconciliação (uma para portugueses e duas para estrangeiros).
Segundo o arquitecto, a Igreja tem preocupações ecológicas. “A luz [do corpo principal] do edifício expressa as preocupações actuais com o aproveitamento energético sustentável e com o clima”, afirmou. Além disso, a cobertura está preparada para receber painéis fotovoltaicos.

A arte contemporânea está fortemente presente no novo edifício, através das obras de 9 artistas de renome: Catherine Green (irlandesa) é autora do Cristo do altar; Marko Ivan Rupnik (padre jesuíta esloveno) concebeu o painel de fundo do presbitério; Benedetto Pietrogrande (italiano) é o autor da imagem de N.ª Sr.ª de Fátima; o português Pedro Calapez desenhou os painéis superiores laterais, em bronze, representando os mistérios do rosário; enquanto Joe Kelly (canadiano) desenhou os painéis inferiores, em vidro fosco; de Siza Vieira é o mural de azulejos que evoca episódios da vida dos apóstolos Pedro e Paulo, no átrio. Robert Schad concebeu a nova Cruz Alta; Maria Loizidou (cipriota) é autora da escultura do pórtico de entrada; por fim, Czeslaw Dzwigaj é o escultor da estátua de João Paulo II.

A primeira pedra da Igreja da Santíssima Trindade foi oferecida por João Paulo II em Março de 2004, um mês após o início das obras. Recebeu-a o Mons. Luciano Guerra em Roma (na imagem). Trata-se de um fragmento do túmulo do Apóstolo S. Pedro. O Santuário considerou que a oferta do Papa cumpriria melhor a sua missão se permanecesse à vista de todos e colocou-a junto do altar. Na raiz do edifício foi colocada outra pedra, tirada do maciço rochoso da escavação das obras.

A Cruz Alta – Feita em aço, tem 34 metros de altura e 17 de largura. É da autoria do artista alemão Robert Schad. Foi erguida no dia 29 de Agosto de 2007. A anterior Cruz Alta, ponto de encontro de muitos peregrinos desde a sua inauguração (13 de Outubro de 1951), depois de restaurada foi oferecida ao Santuário de Cristo Rei, em Almada.




NÚMEROS
60 a 70 milhões de euros é o custo da nova Igreja, integralmente pagos pelas ofertas dos peregrinos. A essa quantia há que acrescentar os 10 milhões de euros, com que o Santuário vai financiar a 50 % o túnel rodoviário que separa a nova Igreja do Centro Pastoral, de forma a criar, por cima do túnel, uma zona pedonal.
8633 lugares sentados, mais 76 lugares para deficientes. Os bancos têm todos medidas diferentes. O pavimento da igreja é inclinado, acompanhando o declive do terreno, pelo que não tem degraus.
64 confessionários nas Capelas da Reconciliação. A capela para portugueses dispõe de 600 lugares sentados; as duas capelas para estrangeiros têm120 lugares cada.
13 portas. A Igreja da Santíssima Trindade tem uma porta principal, a Porta de Cristo, mais doze, baptizadas com o nome dos apóstolos: Pedro, João, Filipe, Mateus, Tiago Menor, Simão, Matias, Judas Tadeu, Bartolomeu, Tomé, André e Tiago Maior.
in Jornal Regional e outros